Conhecidas as partes de um taco e os detalhes da cabeça, eu apresento os principais elementos da arquitetura de um taco de golfe. Recomendo a compreensão completa desta capítulo antes de avançar para o club fitting propriamente dito.

  1. Diâmetro do grip:
    De acordo com as regras do golfe, o grip deve ser cilíndrico (exceto para o putter), mas pode ter diâmetro crescente do meio para a ponta, o que lhe confere um aspecto cônico, que evita que escape das mãos do jogador durante o swing.

    Em termos de fitting, o grip não pode ser demasiado fino nem demasiado grosso para o tamanho da mão e dedos.

  2. Comprimento de um taco:
    Simplificadamente falando, o comprimento de um taco a medida do topo do grip até o solo, no ponto imediatamente abaixo do calcanhar, com o taco em posição de address.

    A figura abaixo dá uma idéia de medição simplificada do comprimento de um taco.

    Mas como não é uma medida muito precisa, eu criei um Método Prático para medir o comprimento de um taco de Golfe de acordo com as Regras do Golfe.  Clique aqui para conhecê-lo.

  3. Ângulo de "Lie":
    É o menor ângulo formado pela vara do taco e a horizontal, quando ele está em posição de "address", ou seja, preparado para bater. Também é o ângulo entre a vara e a linha guia  da cara do taco. Veja abaixo:

    Clique aqui para saber mais sobre ângulo de Lie - Conceitos Complementares

  4. Ângulo de "Loft":
    É o ângulo entre a cara do taco e a vertical.  Quando o taco é visto pela ponta, também é o ângulo entre a projeção vertical do eixo da vara e o plano da cara do taco.
     
    Ele é o responsável pela trajetória da bola após o impacto: Loft grande produz vôo alto, mais back spin e menor distância. Loft pequeno produz vôo baixo, menos back spin e, em geral, maior distância.



    Entender os efeitos do ângulo de Loft  é fundamental para a escolha do Driver e para aprimorar o seu jogo.

    Clique aqui para saber mais sobre Ângulo de Loft - Conceitos Complementares.

  5. "Off set" e o "On set".
    Trata-se de um conceito pouco conhecido mas muito importante na arquitetura de um taco. Eles podem melhorar o jogo de muitos golfistas de handicaps médios e altos.

  6. Ângulo de "bounce":
    É o ângulo formado pela sola do taco e a horizontal, visto pela ponta, com taco na posição de address. Geralmente é zero (sola paralela ao chão).

    Um taco com bounce positivo, evita a penetração exagerada na areia e no solo, enquanto um bounce=0 ou bounce negativo facilita a remoção de divot, aplicando maior back spin na bola.



    Clique aqui para saber mais sobre o Ângulo de Bounce – Conceitos Complementares

  7. Largura da Sola
    É a distância entre a lâmina e a traseira da sola. Tacos de solas largas são particularmente indicados para jogadores iniciantes.

  8. Camber
    É a curvatura da sola do taco, sendo que existem 2 tipos de camber:

FECHAR JANELA