O peso real de um taco é aquele medido numa balança. Já o Peso Dinâmico é o "peso" que o jogador sente durante o movimento do swing.

O Peso Dinâmico está relacionado à distribuição da massa ao longo do taco, isto é, ao Centro de Gravidade (CG) ou o ponto de equilíbrio do taco. O ideal é que todos os tacos da bolsa tenham a mesma distribuição de peso, de tal forma que o jogador "sinta" o mesmo Peso Dinâmico com todos eles. Quando isso acontece, dizemos que o conjunto de tacos está balanceado.

O Peso Dinâmico de um taco (PD) é dado por uma letra de A a G mais um número de 0 a 9. Exemplo: D6, C7. A esmagadora maioria dos tacos encontram-se entre C0 e D6.

Alguns jogadores muito experientes preferem um balanceamento para as madeiras/driver e outro balanceamento para ferros. Um jogador iniciante ou mesmo de handicap alto ou médio dificilmente sentirá diferenças usando tacos desbalanceados. Por isso, se este for o seu caso, não se preocupe demais com esse assunto.

Os tacos padronizados para homens estão no início da faixa D (D0 ou D1), enquanto para as mulheres, situam-se no meio da faixa C (C5 a C7). Entretanto, muitos golfistas alteram o PD dos tacos padronizados para uma melhor adequação ao seu timming. Para isso, colam fitas de chumbo na cabeça do taco para aumentar o PD ou removem material (usinagem) para reduzir. Outros reduzem o comprimento para reduzir PD, mas lembre-se que isso compromete o fitting do comprimento e do lie.

No capítulo de Club Fitting, você verá que todas essas variáveis estão interligadas.

Clique aqui para saber mais sobre Peso Dinâmico e Balanceamento, e aprenda a medir o PD dos seus tacos.

FECHAR JANELA