Todos que jogam golfe sabem o que significa "pistoleiro", que os americanos chamam de sand baggers (mal traduzindo, "carregadores de lastro").

Na prática, trata-se do jogador que manipula seu Handicap, criando e alterando cartões para que seu HCP esteja num nível do seu interesse, por exemplo: se no mês que vem ele vai disputar um torneio importante, então ele eleva seu handicap artificialmente neste mês, para obter strokes adicionais no torneio. Esta é uma prática nada desportiva e nada compatível com a etiqueta que o golfe prega. O prejuízo é duplo, pois, além de se premiar um "pistoleiro", ainda impede-se que o jogador de handicap honesto ganhe o torneio.

Todos nós devemos combater os jogadores que "fazem" cartões, em nome da competitividade justa. E isso inclui, na minha opinião, a participação de todos, desde o caddie, que muitas vezes presencia essa prática, passando pelos clubes, que devem controlar melhor os jogadores e a entrega dos seus cartões, até os organizadores de torneios, que devem auditar sempre os handicaps informados pelos participantes.

Mas, até nessa questão de eliminar o "pistoleiro", o Slope System vai nos ajudar: vamos agora conhecer um conceito avançado do cálculo de Handicap Index, que leva em conta os torneios disputados por cada jogador.

Os Scores de Torneios, também chamados de T-scores, vão compor o Index normalmente, mas também serão analisados à parte. Se a discrepância dos T-scores em relação ao Index calculado for muito grande, o sistema fará uma Redução do Index.

Recomendo a leitura do tópico "Handicap Index Reduzido - scores de torneio".


FECHAR JANELA