Como foi dito anteriormente, o conceito de Handicap Index ainda não foi explicado na sua totalidade. Agora vamos completá-lo.

Toda vez que o clube informar um Gross de um jogo de torneio, deve acrescentar um T; depois do Gross. Ex:  95T, 102T. O sistema vai interpretá-los como Scores de Torneio ou T-scores.

Além do cálculo de Handicap Index descrito no item 10, computando-se os 10 melhores diferenciais ajustados e adaptados pelo Slope, um segundo cálculo é feito em paralelo somente com os scores de torneio, para se determinar se o Handicap Index do jogador deve ser reduzido ou não.

Como funciona o Index Reduzido, pelos scores de torneio ?

  1. Mínimo 2 T-scores:
    Para ter seu cálculo de Handicap Index Reduzido, o jogador deve ter pelo menos 2 jogos de torneio informados (mínimo 2 T-scores).

  2. Diferenciais:
    Os diferenciais desses jogos são calculados normalmente, conforme explicado anteriormente. Dentre os diferenciais de torneio, escolhe-se os 2 menores.

    Vamos explicar com exemplos desde o início. Imagine um jogador com Handicap Index calculado 17,3 com vários cartões entregues, entre eles, 3 jogos de torneio, com os seguintes resultados Gross:  82T, 83T e 85T, todos eles jogados num campo de USGA Course Rating = 70,6 e Slope = 130.

    Pelo que aprendemos, seus diferenciais ficam:

    82T:  (82 - 70,6) x 113 / 130 = 9,9
    83T:  (83 - 70,6) x 113 / 130 = 10,8
    85T:  (85 - 70,6) x 113 / 130 = 12,5


  3. Torneio melhor que Index:
    Agora, determinamos o 2º. melhor diferencial acima (10,8) e subtraímos do Handicap Index do jogador. Se o resultado for maior ou igual a 3, o jogador terá seu Handicap Index reduzido. Se o resultado for menor que 3, vale o Handicap Index calculado e não haverá redução. No nosso exemplo:

    17,3 - 10,8  = 6,5

    17,3 = Handicap Index
    10,8 = 2º melhor diferencial do torneio
    6,5 =
    Maior ou igual a 3. Calcular redução

  4. Cálculo da Redução do Index

    a)

    Calcula-se a média dos 2 melhores diferenciais de torneio:
    (9,9 + 10,8) / 2 = 10,35
    9,9 e 10,8 = 2 melhores diferenciais de torneio
    10,35 = média dos 2 melhores diferenciais
    b) Subtrai-se essa média do Handicap Index do jogador
    17,3 - 10,35 = 6,95   (arredonda-se para 1 casa decimal = 7.0)
    c) Com esse resultado, entra-se na Tabela de Redução de Handicap, para se determinar quantos strokes serão abatidos do Handicap Index do jogador em questão.
    Obtém-se, assim, o Redutor 5
    d) Por fim, calcula-se o Handicap Index Reduzido, acrescentando-se a letra R após o seu valor final:

    Handicap Index Reduzido = Handicap Index - Redutor

    Handicap Index Reduzido = 17,3 - 5 = 12,3R

    Portanto, nosso jogador hipotético tem seu Handicap Index Reduzido de 17,3 para  12,3R, e é com esse Index que deve entrar nas tabelas de Course Handicap do clube onde vai jogar.

     

  5. Comentários:
    O conceito todo se baseia no fato de que se espera que, num torneio, o jogador jogue seu verdadeiro golfe e não manipule seus cartões, pois isso causaria desclassificação. Portanto, uma boa fotografia do seu verdadeiro handicap pode ser tirada daí.

    Aparentemente, aqui no nosso exemplo, temos um "pistoleiro" cujo Handicap Index foi devidamente reduzido. Entretanto, essa conclusão pode ser precipitada: além de se jogar em torneios com maior concentração, o jogador pode estar jogando mal após uma doença ou cirurgia que ocorreu após os torneios analisados. Nesse caso, a redução é injusta. Este julgamento cabe ao Comitê de Handicap do clube desse jogador.

    Outro aspecto fundamental do novo do sistema USGA de handicap é que todos os registros de scores de todos os jogadores devem ser públicos, para que todos vejam. Assim, todo Handicap Index com R do lado vai chamar a atenção.

  6. Golfe ou Matemática ?
    Na prática, você, golfista amador, não deve se preocupar com esses cálculos todos. Essa é a preocupação dos clubes e federações que deverão ter sistemas de computação devidamente programados para fazer isso por você. Basta apenas saber que, com o Slope System, 2 coisas importantes vão mudar no seu golfe:

    a)

    Seu handicap não é mais fixo e variará de campo para campo, adaptando-se à dificuldade de cada um.
    b) Seus jogos de torneio vão reduzir seu Handicap Index sempre que seus jogos avulsos produzirem resultados excepcionalmente maiores que seus torneios. Pode ser o fim dos "pistoleiros".


    Afinal, esses eram os 2 problemas apontados no tópico INTRODUÇÃO, não eram ?

 

FECHAR JANELA