ÂNGULO DE LOFT: Conceitos Complementares

Nesta seção, vamos tentar compreender os efeitos que o ângulo de Loft aplica à bola de golfe durante o impacto. Observe as 2 figuras abaixo ilustradas, a 1ª.  com muito Loft e a 2ª.  com pouco Loft:

Nas 2 situações, a força aplicada à bola é a mesma (vetor Preto). No momento do impacto, essa força é horizontal.

Os diagramas mostram que, em função do Loft do taco, a força horizontal aplicada à bola (vetor Preto) é decomposta em 2 componentes:

Na figura de cima, temos mais Loft, mais back spin e menos força verde na direção do vôo. A distância alcançada é menor.

Na de baixo, menos loft, menos back spin e mais força verde na direção do vôo. A distância alcançada é maior.

O back spin prolonga o vôo da bola atrasando a aterrissagem, devido ao diferencial de pressão acima e abaixo da bola em vôo, causado pelos "dimples" (“furinhos na bola”). Experimentos científicos mostraram que, caso não houvesse o back spin na tacada de golfe, a distância atingida seria em torno de 2/3 da atingida com back spin.

Mas, por outro lado, se na busca por back spin, aumentamos o ângulo de Loft, o vetor verde de trajetória será menor e vai haver perda de distância.

Em outras palavras, o ângulo de loft trabalha ao mesmo tempo "contra" e "a favor" da distância. Vamos esquecer os ferros por enquanto, e pensar no principal instrumento de distância, que é o driver, com o qual muitos golfistas desenvolvem casos de amor e ódio.

Qual é o Loft ideal de um drive para se conseguir a maior distância ?

Sabe-se, da Física, que o ângulo de lançamento de um objeto que maximiza a distância é de 45°. No golfe, isso só seria possível com a bola num tee imaginário de 40 cm +/-  posicionado além da perna dianteira e atingida por um driver de Loft zero, o qual, na ascendente, faria 45° com a horizontal no momento do impacto, sem gerar qualquer back spin. Veja a figura abaixo:

Nada prático, nem mesmo para o Tiger.

Um ferro 9 tem aproximadamente 45° de Loft, mas nós sabemos que ele não é um taco de distância. Então, quem está errado: a Física ou o Golfe ?

A questão é que a Física pressupõe que a direção da força aplicada seja de 45° e sem back spin, isto é, sem decomposição da força aplicada pelo taco (veja o driver no tee "gigante" da figura).

O ferro 9 em tacada plana atinge a bola em movimento horizontal. No impacto, sua força de trajetória é reduzida à metade e o restante da energia é convertido em back spin (além de outras perdas por deformação).  Apesar do back spin (amarelo) prolongar o vôo, isso não é suficiente para compensar a perda da força de trajetória (verde).
 
Então, o Driver ideal tem que ter Loft Zero !
Esta é uma conclusão tentadora, mas aí teríamos outro problema: Tão logo a bola partisse, ela assumiria uma trajetória paralela ao solo. Porém, a força da gravidade atrairia a bola e ela tocaria o solo poucos metros após o tee.

Qual é a solução para maximizar a distância do meu driver?
OK, entendidos os 2 extremos do Loft do driver, vamos avançar:

Não existe uma única solução: a distância máxima de vôo de uma tacada de golfe depende de uma combinação perfeita entre Loft (que vai levantar a bola do solo) e o back spin que ele aplica à bola.

Tanto o back spin (vetor amarelo) como a trajetória (vetor verde) dependem da velocidade do swing, ié, velocidade da cabeça do taco. Mas eles dependem de maneira diferente.

Por isso, para cada velocidade da cabeça, a máxima distância exigirá um Loft diferente. Ou seja, o Loft ideal paa maximizar a distância depende do swing do jogador em questão.

Velocidades baixas da cabeça do driver exigem Lofts maiores.
Velocidades altas, exigem Lofts menores.

Na tabela abaixo, selecionei algumas velocidades de swing e os Lofts, citados por um "cientista" do golfe chamado Dave T,  que maximizam a distância. Mas, cuidado, esta é uma tabela teórica e não deve ser usada de imediato:


Tabela Teórica: Loft no momento do impacto, com stance no centro, sem flexão da vara nem distorsão do ângulo de ataque pelo golfista

Portanto, para aqueles golfistas ansiosos por comprar um driver de 6° para aumentar suas distâncias, eu recomendo que meçam primeiro a velocidade do seu swing.

Antes de usarmos a tabela acima indiscriminadamente, há que se considerar que, num tee alto e avançado em relação ao stance, o impacto se dará na ascendente, onde a cara do seu driver estará com Loft maior do que se estivesse no centro do stance. Outra problema que impede o uso direto da tabela é que durante o swing, a vara flexiona e torce, aumentando oseu Loft efetivo. Temos que fazer essas compensações.

Na seção de Fitting para Loft de Driver, o leitor vai encontrar tabelas semelhantes, já compensadas e de uso mais direto.

Exemplo:
Se um jogador tem uma velocidade da cabeça digamos, de 160 Km/h aproximadamente, ele precisa de um driver de pouco mais de 13° para maximizar a distância. Entretanto, com o tee avançado e a flexão natural da vara, uma compensação deve que ser feita. Talvez  10° sejam adequados para ele.

Side Spin:
Outra questão relacionada ao Loft baixo é que quanto menor for o Loft, maior a probabilidade de se produzir side spin (spin lateral) provocado por erro no swing. E como todos sabem, o side spin gera hook ou slice. Portanto, se o seu swing não é consistente, avalie se você quer mesmo um driver de 6°.

Conclusões deste assunto:

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